Contato Softfox 3103-0897

Gestão de Processo de Negócio (BPM)

Uma técnica fundamental para a compreensão, análise e aperfeiçoamento do desempenho da organização. A Softfox domina diversas tecnicas e ferramentas para utilização do BPM para otimização dos processos.

gestão de processosO que é?

É um conceito que une gestão de negócios e tecnologia com foco na otimização dos resultados das organizações através da análise e melhoria dos processos de negócio.

São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

Porque Utilizar?

A utilização do BPM, ao longo dos últimos anos, vem crescendo de forma bastante significativa e é um item fundamental na sobrevivência de uma empresa no mercado brasileiro e mundial, dada a sua utilidade e rapidez com que melhora os processos nas empresas onde já foi implementado.

Quando Utilizar?

Organizações que  nunca utilizaram as técnicas de BPM, ou que já utilizaram mas, a documentação dos processos estão desatualizadas, podem e devem utilizar o BPM, para dessa forma conseguir alguma vantagem perante a concorrência, objetivando redução de custos e otimização dos lucros que podem ser a longo ou a curto prazo.

1° Passo BPM - Mapeamento de Processos

Consiste no levantamento analítico dos processos para facilitar o gerenciamento e comunicação das operações da organização. Desendo ser documentado de forma adequada utilizando ferramentas e técnicas específicas para cada tipo de negócio.

2° Passo BPM - Análise de valor do Processo (PVA)

A finalidade da análise de valor do processo é identificar oportunidades para melhorar o desempenho da organização de forma durável. Confira abaixo algumas oportunidades que podem ser melhoradas:

  • Parte do trabalho executado pode ser desnecessário ou redundante;
  • Tempo e/ou custo necessários à conclusão do trabalho parecem desproporcionalmente altos em relação ao seu valor para a organização;
  • Um processo parece ser mais complexo do que o necessário;
  • Os recursos da organização parecem estar presos a atividades não-lucrativas.

3° Passo BPM - Implantação e acompanhamento das Melhorias

Com base no 2° passo será criado o cronograma de melhoria, com implantação dos novos processos. E após implantado só resta monitorar e manter os processos sendo executados da forma que foi documentado.

Após o terceiro passo a contratação de um analista de processos, torna-se necessário apenas se a organização não tiver condições de efetuar o monitoramento dos processos, que pode ser feita por supervisores ou gerentes, visto que a documentação estará disponível para a organização.

 

Produzido por Softfox (11) 3103-0897 | Todos os direitos reservados 2011.